A CRUZ - UT CHRISTUS ECCLESIAM AMAVIT
A Cruz da Teologia do Corpo em Portugal
A Cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja), criada pelo Padre Miguel Pereira e pelo Atelier Carlos Oliveira , foi originalmente concebida para o IV Simpósio Internacional que se realizou em Fátima em Junho de 2013.
Para realizar a escultura de 2.70 por 1.80m, os seus autores inspiraram-se nas catequeses de S. João Paulo II sobre a Teologia do Corpo e na cruz da Unidade que foi adoptada por Schoenstatt.
Durante os meses que precederam o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, a cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja) percorreu várias paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal, Leiria-Fátima e Coimbra como forma de anunciar o simpósio e convocar as pessoas à oração diante do mistério do amor de Deus pela Igreja.
A 18 de Junho de 2014, quarta-feira, na praça de São Pedro em Roma, o Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu a oferta da Cruz da Teologia do Corpo , feita por uma delegação portuguesa, presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira. Este foi para todos um momento de profunda alegria que coloca o nosso trabalho na continuidade da Igreja: a teologia do Corpo de S. João Paulo II na Teologia do Amor de Bento XVI e completamente entregue à Teologia do Serviço e da Evangelização de Francisco.
Desta delegação portuguesa constavam, entre outros, SS. AA. RR. D. Duarte de Bragança e D. Isabel Heredia, Duques de Bragança; a Drª Isilda Pegado, presidente da Federação Portuguesa pela Vida; a DrªMaria José Vilaça, Presidente da Associação de Psicólogos Católicos; o Dr. Paulo Freire Moreira e a SrªD. Ana Luisa Veiga de Macedo, representantes da Missão Mãos Erguidas; a Enfermeira Vanessa Machado, coordenadora do FertilityCare™ em Portugal; o Dr.José Veiga de Macedo, representante da Fundação A Junção do Bem e o artista Carlos Oliveira, autor da Cruz da Teologia do Corpo (“Ut Christus Ecclesiam Amavit”)
Rezamos para que a Cruz original seja colocada num local onde continue a ter vida; a inspirar vida; a apelar à oração; a interpelar outros homens e mulheres para que descubram quem são e nesse descobrir da Verdade desejem ardentemente ser sinal visível do invisível; desejem ser sinal da Imagem e Semelhança de Deus com que Ele mesmo nos criou; desejem viver a vocação a que Deus os chama transbordando do Espírito Santo; desejem viver com Deus na centralidade das suas vidas; desejem ser famílias que se entregam pela Vida; desejem ser bastões vivos da oração; desejem, enfim, fazer este Caminho que é Jesus Cristo, dando no quotidiano das suas vidas testemunho do Amor! Desse Amor Humano no Plano Divino tal como Deus-Pai o desejou!
Partilhamos convosco algumas fotos da cruz, da sua criação e da sua oferta ao Santo Padre.