Publicações

Livros para aprofundar a Teologia do Corpo

Teologia do Corpo

João Paulo II

A «Teologia do Corpo» é hoje em dia um corpo doutrinal muito concreto e consistente que tem na sua origem as catequeses de quarta-feira que o Papa João Paulo II proferiu desde 1979 até 1984. Há depois uma série de outros textos do seu magistério, como a Familiaris Consortio (1982), a Mulieris Dignitatem (1988), a Carta às Famílias (1994), mas também é necessário incluir a Encíclica de Bento XVI Deus Caritas est (2005) como texto fundamental para se perceber o valor e a dignidade que a Igreja confere ao amor, ao corpo, à sexualidade. As catequeses reunidas neste livro têm como objetivo aprofundar a conceção cristã do amor humano e em particular do amor esponsal a partir do qual se pode enquadrar a ética cristã. Nelas se faz um percurso que começa pelo olhar para a pessoa humana, para o significado de sermos um corpo, em que o ser feminino ou masculino não é um acaso, e de como essa dimensão física nos revela o apelo a viver o amor como dom de si para construir uma comunhão de pessoas. Nestas 129 catequeses João Paulo II formula uma “antropologia adequada”, como fora pedido por Paulo VI na Humanae Vitae, para fundamentar a doutrina moral cristã.

Criados para o Amor

Carl Anderson, José Granados

Em “Criados para o Amor”, Carl Anderson e José Granados – ambos professores do Instituto Pontifício João Paulo II para o Estudo da Família e do Matrimónio - discutem o significado filosófico, antropológico e religioso da "teologia do corpo" em linguagem ao mesmo tempo poética e profunda. “Criados para o Amor” resume o enorme legado que João Paulo II deixou à humanidade e dá aos leitores uma renovada compreensão do modo cristão de amar. Nesta abordagem à “teologia do corpo” os autores dão o salto da doutrina moral para a doutrina social da Igreja, colocando a família no centro da ação, como verdadeiro coração da sociedade e berço de uma cultura e civilização de amor.

A sexualidade segundo João Paulo II

Yves Semen

Durante os cinco primeiros anos do seu pontificado João Paulo II consagrou a audiências de quarta-feira ao mais vasto ensinamento proferido por um Papa sobre um mesmo tema: a «teologia do corpo», uma abordagem tão original quanto completamente desconhecida sobre o corpo, a sexualidade e o matrimónio. Paradoxalmente estas catequeses permanecem ignoradas do grande público, dos esposos cristãos e da maior parte dos pastores. No entanto todas as verdades da fé apareceriam sob uma nova luz se os teólogos tivessem explorado o contributo destas teses, verdadeiros tornados na teologia católica, mas também na história da Igreja e do pensamento moderno. Facilitar a descoberta dum pensamento de riqueza inaudita e profundamente libertador que apaga definitivamente da moral cristã toda a condenação da sexualidade humana e qualquer suspeição a seu respeito, tal é o objetivo desta obra, a todos acessível.

A Teologia do Corpo para Principiantes

Christopher West

Para uma época como a nossa, em que a Igreja e o mundo estão a viver uma profunda crise sexual, foi-nos dada a «teologia do corpo» do papa João Paulo II. Baseadas nas palavras de Jesus, as reflexões de João Paulo II sobre o corpo e o sexo conduzem-nos à raiz da crise moderna, traçando o caminho para uma verdadeira libertação sexual. Contudo, a profunda erudição do Papa intimida com frequência a pessoa comum. Teologia do Corpo para Principiantes apresenta um curto resumo, acessível, dos ensinamentos revolucionários do Papa, explorando as profundas interligações entre o sexo e as questões mais profundas da existência humana, tais como: Qual é o significado da vida? Porque é que Deus nos criou homens e mulheres? Como é que nós alcançamos a verdadeira felicidade aqui na Terra? Como podemos experimentar o amor por que ansiamos no fundo do nosso coração? A Teologia do Corpo explicada por um dos que melhor explica os ensinamentos de São João Paulo II, nos Estados Unidos da América.

Os Homens e as Mulheres são do Éden

Mary Healy

Um guia de iniciação ao estudo da Teologia do Corpo de João Paulo II. Ideal para trabalhar em grupos na preparação para o casamento, grupos de namorados ou de casais. O formato de livro de exercícios com questões para reflexão em cada capítulo ajuda a leitura e o estudo confrontado com a vida do leitor. Mary Healy é professora de Sagrada Escritura no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit e oradora frequente em eventos relacionados com a Sagrada Escritura e a Teologia do Corpo.

Glorificai a Deus no vosso corpo

João Paulo Pimentel

Não é uma abordagem teórica, mas a leitura de alguém que estava a procurar responder aos anseios do coração de pessoas concretas. Este livro é um percurso de alguém que descobrindo um tesouro não pode deixar de o partilhar. Os temas tratados vão desde o divórcio, a contraceção, a masturbação, a pornografia, a homossexualidade e a procriação medicamente assistida, etc. Diante de tantas aparentes proibições, poderíamos pensar: “de que forma é que a doutrina moral da Igreja sobre o amor é uma mensagem de salvação?” Foi a esta pergunta que o Pe.Pimentel procurou dar resposta dizendo que seguir as exigências do Senhor no terreno da sexualidade é ser plenamente homem ou mulher. Não se trata de viver com uma serie de restrições, mas de perceber como podemos ser profetas, anunciadores de Cristo com a forma como vivemos a nossa sexualidade.

Acompanhar, Discernir, Integrar

José Granados, Stephan Kampowski, Juan José Pérez-Soba

Um guia para uma nova pastoral familiar a partir da exortação Amoris Laetitia, do Papa Francisco, prefaciado por D. Nuno Brás. Esta exortação deu origem a diversas interpretações. Aprofundar as afirmações teológicas nela contidas, implicará tempo e paciência. No entanto, ninguém se pode abster de atuar, e as perguntas concretas que suscitou não podem esperar: as dos que ouvem confissões, as dos bispos que querem dar linhas de orientação aos seus sacerdotes, as das famílias que colaboram na orientação familiar. É a eles que se dirige este guia, que procura indicar linhas orientadoras num tema tão importante. Está em jogo a capacidade da Igreja para anunciar o evangelho da família, para dar a luz aos homens, para curar as suas feridas, para construir de um modo estável as colunas sacramentais sobre as quais assenta. «A proposta é a de que a pastoral familiar não pode consistir num conjunto de mínimos tolerados e aceites imediatamente por todos, para que todos estejam facilmente satisfeitos.» in Prefácio, D.Nuno Brás