
Teologia do Corpo
João Paulo II
A «Teologia do Corpo» é hoje em dia um corpo doutrinal muito concreto e consistente que tem na sua origem as catequeses de quarta-feira que o Papa João Paulo II proferiu desde 1979 até 1984. Há depois uma série de outros textos do seu magistério, como a Familiaris Consortio (1982), a Mulieris Dignitatem (1988), a Carta às Famílias (1994), mas também é necessário incluir a Encíclica de Bento XVI Deus Caritas est (2005) como texto fundamental para se perceber o valor e a dignidade que a Igreja confere ao amor, ao corpo, à sexualidade. As catequeses reunidas neste livro têm como objetivo aprofundar a conceção cristã do amor humano e em particular do amor esponsal a partir do qual se pode enquadrar a ética cristã. Nelas se faz um percurso que começa pelo olhar para a pessoa humana, para o significado de sermos um corpo, em que o ser feminino ou masculino não é um acaso, e de como essa dimensão física nos revela o apelo a viver o amor como dom de si para construir uma comunhão de pessoas. Nestas 129 catequeses João Paulo II formula uma “antropologia adequada”, como fora pedido por Paulo VI na Humanae Vitae, para fundamentar a doutrina moral cristã.

Criados para o Amor
Carl Anderson, José Granados
Em “Criados para o Amor”, Carl Anderson e José Granados – ambos professores do Instituto Pontifício João Paulo II para o Estudo da Família e do Matrimónio - discutem o significado filosófico, antropológico e religioso da "teologia do corpo" em linguagem ao mesmo tempo poética e profunda. “Criados para o Amor” resume o enorme legado que João Paulo II deixou à humanidade e dá aos leitores uma renovada compreensão do modo cristão de amar. Nesta abordagem à “teologia do corpo” os autores dão o salto da doutrina moral para a doutrina social da Igreja, colocando a família no centro da ação, como verdadeiro coração da sociedade e berço de uma cultura e civilização de amor.

A sexualidade segundo João Paulo II
Yves Semen
Durante os cinco primeiros anos do seu pontificado João Paulo II consagrou a audiências de quarta-feira ao mais vasto ensinamento proferido por um Papa sobre um mesmo tema: a «teologia do corpo», uma abordagem tão original quanto completamente desconhecida sobre o corpo, a sexualidade e o matrimónio. Paradoxalmente estas catequeses permanecem ignoradas do grande público, dos esposos cristãos e da maior parte dos pastores. No entanto todas as verdades da fé apareceriam sob uma nova luz se os teólogos tivessem explorado o contributo destas teses, verdadeiros tornados na teologia católica, mas também na história da Igreja e do pensamento moderno. Facilitar a descoberta dum pensamento de riqueza inaudita e profundamente libertador que apaga definitivamente da moral cristã toda a condenação da sexualidade humana e qualquer suspeição a seu respeito, tal é o objetivo desta obra, a todos acessível.

Glorificai a Deus no vosso corpo
João Paulo Pimentel
Não é uma abordagem teórica, mas a leitura de alguém que estava a procurar responder aos anseios do coração de pessoas concretas. Este livro é um percurso de alguém que descobrindo um tesouro não pode deixar de o partilhar. Os temas tratados vão desde o divórcio, a contraceção, a masturbação, a pornografia, a homossexualidade e a procriação medicamente assistida, etc. Diante de tantas aparentes proibições, poderíamos pensar: “de que forma é que a doutrina moral da Igreja sobre o amor é uma mensagem de salvação?” Foi a esta pergunta que o Pe.Pimentel procurou dar resposta dizendo que seguir as exigências do Senhor no terreno da sexualidade é ser plenamente homem ou mulher. Não se trata de viver com uma serie de restrições, mas de perceber como podemos ser profetas, anunciadores de Cristo com a forma como vivemos a nossa sexualidade.